Lab Therapist

Artigo ● 5 passos para lançar um menu

by Joana Teixeira on Nov 02, 2022

Artigo ● 5 passos para lançar um menu

Sabemos que temos muitas pessoas que nos seguem e que têm os seus negócios de restauração ou sonham um dia abrir um negócio próprio. Assim, a fundadora do The Therapist, Joana Teixeira, deixa aqui 5 dicas para lançar um menu que funcione:

  1. Avaliar os produtos: ao refazermos um menu, seja no Verão ou Inverno, convém sempre olhar para as vendas do menu anterior e decidir quais são aqueles pratos que têm mesmo de ficar e quais têm de ser mesmo alterados. Os critérios que utilizamos para essa escolha são: preferência dos clientes e rentabilidade do prato.
  2. Ingredientes sazonais: no nosso caso começamos sempre por pensar quais os ingredientes que vão ser da época na altura em que o menu está em vigor, para garantirmos que mantemos a nossa máxima de apenas usar produtos locais.
  3. Atribuir valor: assim que definimos quais vão ser os pratos, definimos para cada um o seu custo e consequentemente o seu preço. Os ingredientes são apenas uma parte do custo do prato, temos sempre de considerar que cada prato vendido deve cobrir todos os custos do restaurante: salários, rendas, luz, água, haccp, seguros, etc. Queremos garantir que temos a oferta mais justa em termos de preço mas que ao final do mês conseguimos cobrir os custos.
  4. Inserir em sistema: é importante ter algum sistema de controlo dos pratos com a sua composição, que ingredientes vamos buscar a que fornecedor, que preço terá, qual a sua tabela nutricional, enfim, cada espaço deve definir para si o que é importante ter registado num sistema de controlo que até pode ser um excel.
  5. Formar as equipas: garantir que no dia de lançamento as equipa de cozinha e sala estão a par de todo o menu e acompanhar os primeiros dias de implementação bem de perto para garantir que tudo corre de acordo com o planeado.

E uma dica extra: divertirmo-nos no processo! Os dias de lançamento de novos menus podem ser bastante stressantes porque tudo é novidade, mas nada como encarar esta mudança de forma divertida e aceitar que no dia seguinte tudo correrá melhor.

Tags: