Artigo ● 5 dicas para um Natal mais saudável

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Já reparou que é sempre por volta desta altura que ficamos doentes? Especialmente depois do dia de Natal? Muitas pessoas atribuem ao frio desta altura, correntes de ar, estarem menos agasalhadas, mas já pensou que poderá ser por causa do que comemos?

Esta é uma altura propensa a excessos alimentares, seja no consumo de doces, álcool, carne ou alimentos processados e este tipo de alimentação tem um impacto na nossa saúde.

Isto não significa que deva recusar todos os jantares de Natal, mas, que tal se, ao mesmo tempo que se desgraça, tentar arranjar mecanismos e formas de se manter saudável?

1. Beba muita água: de forma a compensar a desidratação provocada pelo consumo excessivo de álcool pode aumentar a ingestão de líquidos, quer seja bebendo água, chás ou tisanas, ao longo do dia.

2. Tentar encontrar alternativas saudáveis aos doces de Natal: um exemplo disso são as nossas Rabanadas que são feitas com açúcar de côco e podem ser sem glúten. Existem outras alternativas também no mercado, mais saudáveis e sem ingredientes nocivos, que podem à mesma enfeitar a mesa de Natal e dar aquele sabor maravilhoso à ceia. Ou pode sempre fazer uma das nossas receitas de bolachas ou pêras com caramelo de amêndoa.

3. Reduzir o consumo de carne: e se em vez do bacalhau servir um tofulhau? Ou alterar as porções no seu prato e colocar apenas 15% de carne e o resto legumes e cereais? Pode até inventar acompanhamentos diferentes. Tem muitas ideias no nosso livro.

4. Manter o exercício físico: dá preguiça nesta altura? Dá. Dá vontade de ficar no sofá em frente à lareira? Dá. Mas pense no exercício físico como uma forma de poder beber mais aquele copo de vinho ou comer aquele bocadinho de arroz doce. Se mantiver ou aumentar a prática de exercício físico nesta altura, o corpo agradece e a mente também, uma vez que o exercício físico aumenta a nossa sensação de bem estar e felicidade.

5. Reduzir o consumo de álcool: "E se a Joana quer ser cá da malta, NÃO tem de beber esse copo até ao fim". Escolher os momentos nos quais gostaria mesmo de beber aquele copo de vinho e os momentos que pode passar sem isso.

E se ao fim do dia nada disto resultar, cá o esperamos em Janeiro com um dos nossos Programas Reset. :P

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