Um artigo escrito pela nossa nutricionista, Joana Pereira, especialista em Nutrição Feminina e que fala de como a nutrição pode ajudar em casos de acne adulto.
O acne na idade adulta merece a nossa atenção, não só porque nos alerta para algumas questões de saúde que devemos averiguar, como também nos diz que a nossa alimentação tem de ser adaptada.
Veja o que pode fazer:
- Pesquise alergias alimentares, sobretudo em casos de acne rosácea;
- Pesquise síndrome dos ovários poliquisticos, sobretudo se também tiver menstruações irregulares (ciclos curtos – menos de 21 dias – ou longos – mais de 35 dias, entre cada menstruação);
- Inclua na dieta alimentos ricos em cisteína para aumentar a eliminação de toxinas (brócolos, couve flor, couves, couve de Bruxelas) e de zinco (ostras, carne de aves, moelas, sementes de abóbora, feijão);
- Reduza a ingestão de gorduras saturadas (carnes vermelhas, charcutaria, manteiga, queijos, iogurtes gregos – geralmente levam natas, sabia? ), de lacticínios, açúcar, chocolate (sobretudo pela presença de açúcar e leite) e alimentos industrializados.
É importante também reforçar que deve mexer o menos possível nas borbulhas (mesmo nos tempos atuais, com as mãos altamente higienizadas).
Como em tudo na nossa saúde, procure e trate a causa, o acne é apenas uma manifestação dessa mesma causa.
Para marcar uma consulta com a nossa nutricionista e fazer um plano personalizado para si, clique aqui.