Artigo ● 10 hábitos simples para ser mais saudável

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Muitas vezes quando queremos melhorar os nossos hábitos alimentares procuramos uma solução milagrosa, algo inovador, mesmo antes de termos o básico bem estruturado, já implementado na nossa rotina. No entanto, o básico só é "básico" quando já é parte do nosso dia a dia, quando já o fazemos quase sem pensar. Até chegarmos a este ponto convem estarmos conscientes dos pontos essenciais nos quais precisamos de ser "pros".

Vamos ver então 10 hábitos saudáveis que deve implementar diariamente e que, sendo básicos, são a base de uma alimentação equilibrada:

Inclua sopa ao almoço e ao jantar: já pensou a quantidade e no tipo de legumes que come numa sopa e que provavelmente não colocaria no prato? E se é daquelas pessoas que “não come sopa porque depois não consegue comer o segundo prato todo” lembre-se que esse é precisamente um dos objetivos da sopa: saciar e reduzir a porção ingerida do segundo prato, que geralmente é superior à necessidade.

Inclua sempre vegetais no seu prato: experimente começar por pensar nos vegetais como "o ator principal" do seu prato e não como acompanhamento, um "ator secundário". Dê-lhes um papel de destaque.

Inclua vegetais nos seus refogados, omeletes, arroz, pratos de forno: faça refogados com tomate, cenoura, cogumelos, curgete; junte espinafres, tomate, cebola às suas omeletes; faça arroz de cenoura, couve, brócolos; junte abóbora, cenoura, curgete à carne assada no forno…

Reduz o sal e capriche nas especiarias e ervas aromáticas: coentros, salsa, cominhos, erva doce, caril, açafrão, canela, erva de Provença, orégãos… arrisque!

Coma 3 peças de fruta diferentes por dia: variar as frutas é diversificar os nutrientes ingeridos.

Coma peixe de mar: opte por carapau, sardinha, cavala, são peixes de mar, em conta e com um baixo teor de metais pesados.

Elimine as carnes processadas: fiambre, salsichas, charcutaria, bacon…

Aumente a frequência das refeições vegetarianas na sua semana: o The Therapist é o lugar certo para se aventurar :)

Opte sempre pela água: água fresca, água aromatizada, chás… Evite sumos, refrigerantes e bebidas alcoólicas

Reduza a ingestão de açúcar: opte pela fruta como sobremesa, troque o açúcar do café por canela, evite bolos e produtos processados.

    Terminamos com um hábito extra que parece óbvio mas cada vez menos pessoas o pratica: cozinhe! Cozinhe só para si ou também para outros. Cozinhar é também uma forma de cuidar.

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