Lab

Artigo ● Dicas para sumos reset

por Joana Teixeira em Sep 10, 2021

Artigo  ● Dicas para sumos reset

Poderíamos dar apenas uma receita de um bom sumo reset, mas preferimos ensinar a montar as suas próprias combinações.

  • Escolha uma fruta: maçã, melão, ananás, laranja, pêras… são frutas com baixo índice glicémico e que, além dos benefícios, também ajudarão a dar sabor e a adoçar levemente o sumo.
  • Folhas verdes escuras (couves, espinafres), amargas (rúcula, agrião) e até ervas frescas que são ricas em ferro e ajudam o fígado no processo de desintoxicação. Ervas como salsa, hortelã e coentros também ajudam neste processo e dão um sabor extra!
  • Vegetais à escolha! Aipo é o grande favorito dos sumos detox por ter imensos benefícios, mas também pode utilizar curgete, cenoura, beterraba…
  • Superalimentos: gengibre, curcuma, spirulina, cogumelos reishi, ashwagandha e tantos outros super ingredientes para dar um boost de saúde.
  • Limão é um “must have”. Aquele ingrediente que não pode faltar, tanto pelos benefícios como a vitamina C e poder alcalino, quanto pelo sabor. Pode adicionar apenas o sumo, ou bater a polpa.
  • Água ou chás frescos para combinar tudo. Ao usar chás podemos ainda acrescentar mais ingredientes mágicos para ajudar na retenção e limpeza do organismo. Por exemplo chá verde, de cavalinha, dente de leão, hibiscos, entre outros.
  • Coar ou não coar o meu sumo? Eis a questão. Para o efeito que procuramos e que é de ajudar o corpo no processo de limpeza e detox, e, como usamos muitos vegetais e apenas uma opção de fruta, o ideal é coar, acreditando que tenha uma alimentação com bom aporte de fibras e ingestão de água durante o dia. No caso de optar por não coar, lembre-se que está a ingerir muitas fibras de uma só vez, por isso, para que não tenha o efeito contrário e acabe por não conseguir ir a casa de banho, é crucial ingerir bastante água ao longo do dia!
Etiquetas: