Lab

Artigo ● Boa Alimentação Boa Disposição

por Joana Teixeira em Apr 16, 2021

Artigo  ●  Boa Alimentação Boa Disposição

O que comemos tem uma grande influência no nosso bem-estar. Numa altura em que a ansiedade atinge picos, deixamos aqui 5 alimentos que contribuem para a boa disposição:

- Peixes gordos como o salmão, a sardinha e a cavala - pelo seu teor em omega-3, altamente anti-inflamatório, vitaminas do complexo B, vitamina D e colina, fundamentais para um sistema nervoso saudável.
- Sementes e oleaginosas como as amêndoas e as sementes de abóbora e girassol, ricas em magnésio, vitaminas do complexo B e triptofano.
- Lentilhas - ricas em fibra que ajuda na regulação da glicemia, proteínas, folato e vitamina B6, associada à produção de serotonina.
- Cacau - rico em antioxidantes que participam na redução da inflamação, magnésio que ajuda no relaxamento e ainda conhecido pela sua capacidade de estimular a produção de endorfinas.
- Ashwagandha - este potente adaptogéneo conhecido pela sua capacidade de auxiliar na gestão de stress e participar na redução da ansiedade e depressão.

É importante referir sobre este tema que, quando falamos em alimentação e disposição, há que pensar em variáveis como a glicemia (nível de açúcar no sangue), o estado de hidratação, e a produção de serotonina - o neurotransmissor associado à boa disposição e que atua ao nível do sistema nervoso.


Manter níveis de glicemia equilibrados e evitar grandes picos e consequentes grandes descidas dos níveis de açúcar no sangue é fundamental para evitar a tão conhecida irritabilidade associada à fome. Isto faz-se evitando longos períodos sem comer, e consumindo pequenas porções moderadas de hidratos de carbono complexos (cereais integrais, leguminosas, frutas) ao longo do dia.
Um bom estado de hidratação garante-nos melhor bem-estar geral, melhor capacidade de concentração e atenção.
A serotonina, é um neurotransmissor produzido maioritariamente no intestino. A sua correcta produção está dependente da ingestão adequada de nutrientes como o triptofano (presente em carne e peixe, soja, sementes de abóbora) e de uma microbiota intestinal saudável e equilibrada.
Por isso, para manter uma vida equilibrada e com boa disposição, nada como ter as plantas certas em casa e os alimentos certos na dispensa!

Artigo escrito por Joana Teixeira, fundadora do The Therapist em parceria com
Sumeya Osman, nutricionista funcional, 2741N - Ordem dos Nutricionistas.

Etiquetas: