Lab
Todos os nossos workshops levam dois ingredientes especiais: auto-conhecimento e alimentação. Isto porque acreditamos que o caminho para uma boa relação com a comida vem do conhecimento sobre nós próprios. Quer aprender mais connosco?
Todos os nossos workshops levam dois ingredientes especiais: auto-conhecimento e alimentação. Isto porque acreditamos que o caminho para uma boa relação com a comida vem do conhecimento sobre nós próprios. Quer aprender mais connosco?
O que comemos tem uma grande influência no nosso bem-estar. Numa altura em que a ansiedade atinge picos, deixamos aqui 5 alimentos que contribuem para a boa disposição:
- Peixes gordos como o salmão, a sardinha e a cavala - pelo seu teor em omega-3, altamente anti-inflamatório, vitaminas do complexo B, vitamina D e colina, fundamentais para um sistema nervoso saudável.
- Sementes e oleaginosas como as amêndoas e as sementes de abóbora e girassol, ricas em magnésio, vitaminas do complexo B e triptofano.
- Lentilhas - ricas em fibra que ajuda na regulação da glicemia, proteínas, folato e vitamina B6, associada à produção de serotonina.
- Cacau - rico em antioxidantes que participam na redução da inflamação, magnésio que ajuda no relaxamento e ainda conhecido pela sua capacidade de estimular a produção de endorfinas.
- Ashwagandha - este potente adaptogéneo conhecido pela sua capacidade de auxiliar na gestão de stress e participar na redução da ansiedade e depressão.
É importante referir sobre este tema que, quando falamos em alimentação e disposição, há que pensar em variáveis como a glicemia (nível de açúcar no sangue), o estado de hidratação, e a produção de serotonina - o neurotransmissor associado à boa disposição e que atua ao nível do sistema nervoso.
Manter níveis de glicemia equilibrados e evitar grandes picos e consequentes grandes descidas dos níveis de açúcar no sangue é fundamental para evitar a tão conhecida irritabilidade associada à fome. Isto faz-se evitando longos períodos sem comer, e consumindo pequenas porções moderadas de hidratos de carbono complexos (cereais integrais, leguminosas, frutas) ao longo do dia.
Um bom estado de hidratação garante-nos melhor bem-estar geral, melhor capacidade de concentração e atenção.
A serotonina, é um neurotransmissor produzido maioritariamente no intestino. A sua correcta produção está dependente da ingestão adequada de nutrientes como o triptofano (presente em carne e peixe, soja, sementes de abóbora) e de uma microbiota intestinal saudável e equilibrada.
Por isso, para manter uma vida equilibrada e com boa disposição, nada como ter as plantas certas em casa e os alimentos certos na dispensa!
Artigo escrito por Joana Teixeira, fundadora do The Therapist em parceria com
Sumeya Osman, nutricionista funcional, 2741N - Ordem dos Nutricionistas.
Com a chegada de Primavera e o regresso das crianças à escola, partilhamos uma receita simples de bolachas saudáveis.
Ingredientes:
Modo de preparação:
Com a chegada da Primavera apetece-nos estar rodeados de natureza e agora que passamos tanto tempo em casa, nada como trazer a natureza a sua casa. É isso que a Curae faz: escolher, envazar e entregar plantas inspiradoras à sua porta para que estas possam trazer mais alegria e paz à sua vida. Acreditam que, ao aprendermos a cuidar melhor das plantas que habitam connosco, aprendemos a cuidarmos melhor também de nós próprios. As plantas têm um poder apaziguador e outros inúmeros benefícios cientificamente comprovados. É por todos eles que se tem registado a tendência crescente de trazer a natureza para dentro, sobretudo na cidade onde somos expostos a um ritmo cada vez mais acelerado, sobretudo recentemente em confinamento.
Com esta missão em vista, a Sofia - fundadora da Curae, deixa-nos aqui o que considera o ABC das plantas, o must have a ter em conta no seu cuidado, que consolida nas próximas 5 dicas.
É importante considerar a nossa experiência com plantas. As plantas assumem cores e texturas impressionantes que nos cativam, e nos levam a querer adotá-las sem critério (I’ve been there!). A minha sugestão será começar por plantas quase autossuficientes, as mais resistentes, que são igualmente bonitas e irão ajudar-nos a ganhar a nossa confiança neste processo de cuidar. Falo, por exemplo, da Sansevieria (famosa Espada de S. Jorge), do Lírio da Paz, da Ficus e da Pothos.
Por norma, as plantas irão desenvolver-se mais rápido e mais felizes em locais luminosos. Por regra também, as plantas não devem ser expostas a sol direto, sob risco de queimar as suas folhas. Existem sim plantas que toleram pouca luz, como é o caso da Monstera, da Zamioculcas (famosa ZZ) e da Dieffenbachia – estas serão igualmente felizes em ambientes menos luminosos, mas tenderão a crescer de forma mais lenta.
Regras de ouro para a maioria das plantas de interior: 1) regar apenas quando o solo está seco; 2) regar a terra por inteiro, deixando escorrer toda a água pelos furos do vaso. A rega a mais poderá gerar apodrecimento das raízes, pelo que o truque do pratinho com água das avós deve ser evitado.
Algumas plantas poderão beneficiar da rega por baixo, sobretudo quando não conseguimos ver terra à superfície, o que poderá fazer acumular água nas folhas e seu consequente apodrecimento (é o caso dos Sedum Burrito e das Peperomias).
Então, como saber se já posso regar? Ou colocando o dedo no substrato, ou utilizando um humidímetro, um aparelho pequeno e mágico. Digo mágico porque trouxe-me mesmo auto-consciência do exagero de água que dava às minhas plantas.
As nossas plantas vêm para nossa casa, geralmente, no vasco técnico de plástico. A regra número 1 é deixá-las estar neste vaso durante as primeiras semanas. São muitas as mudanças para elas nas quais despendem energia, e podemos minimizar esse esforço dando-lhes tempo.
As mudas devem acontecer na Primavera, quando as plantas estão mais ativas, mas poderá ser necessário (embora evitável) mudá-las noutro momento para as manter saudáveis, como quando há um sinal claro de que a sua casa atual é pequena demais (as raízes saem pelos furos de drenagem do vaso), o substrato seca demasiado rápido e apresenta falta de nutrientes, ou o substrato está encharcado e não seca há muito tempo. É muito importante o novo vaso ter furo para a água escoar, promover a circulação de ar, deixando a planta respirar.
Mais do que regras, precisamos de ouvir as nossas plantas, compreender a sua linguagem, adaptarmo-nos, pois cada planta é um ser único e especial. Ganhando mais confiança, começamos a saber o tempo das nossas plantas (que claro, varia com as estações mais frias ou secas). Elas comunicam connosco. Hoje em dia rego quando sinto, fertilizo quando sinto, levo-as para a luz quando sinto que precisam. Elas dizem-nos tudo e aí está o poder de cuidar. Graças a elas, sinto-me mais confiante.
Para celebrar o dia da mulher, lançamos esta receita de panna cotta vegan que vai fazer as delicias de toda a gente em casa, ao mesmo tempo que nos nutre com ingredientes naturais e saudáveis. Esta sobremesa sem gluten e vegan é ideal para qualquer dia pois é super rápida de fazer.
Ingredientes:
Preparação:
Quando estávamos a planear o lançamento do nosso Kit Pro-Aging, no qual enviamos um vídeo da fundadora da Organii, Cátia Curica, a explicar como fazemos uma massagem facial, eis que senão a Cátia pergunta-nos: como é que vão buscar o colagénio que colocam no vosso blend Beauty Edition? A pergunta na altura surpreendeu-nos, porque o colagénio vegan que utilizamos no nosso Blend é uma mistura de aminoácidos de origem vegetal que compõem o colagénio e que vem diretamente do nosso fornecedor, preparado para juntar ao nosso blend. Mas a verdade, é que podemos encontrar colagénio em vários alimentos.
E assim surgiu este artigo, com uma série de dicas sobre como potenciar a saúde da pele, cabelos e unhas através da alimentação:
Estas são apenas algumas dicas mais genéricas, cada caso é individual e deverá ser avaliado por uma nutricionista, mas já dá para ir começando a implementar algumas mudanças positivas que, com certeza, terão um efeito na sua pele, cabelos e unhas.
Nunca tanto se falou na importância de manter o sistema imunitário a funcionar bem. No que respeita à alimentação, devemos investir numa dieta rica em alimentos anti-inflamatórios, que nos ajudam a reforçar as nossas defesas. Deixamos aqui algumas dicas da nossa nutricionista funcional para sobreviver a esta fase:
Para saber mais sobre como a nutrição funcional o pode ajudar, veja os serviços que temos disponíveis aqui.
Se nunca ouviu falar sobre este tipo de abordagem, vamos tentar resumir: todos temos histórias, metabolismos e ritmos biológicos diferentes. O objetivo da Nutrição Funcional é o ajudar o seu organismo a funcionar da melhor forma, fazendo com que se sinta bem, pleno e saudável.
E o que é que isto significa na prática?
Na Nutrição Funcional acreditamos que cada pessoa é única, com as suas características físicas, emocionais e mentais e que pode ter reações distintas a determinados tipos de alimentos. Temos ainda em consideração o ambiente em que a pessoa vive, qual o seu estilo de vida, as suas limitações e fatores a favor para uma alimentação saudável, entre outras condicionantes que são fundamentais na prescrição de um plano alimentar.
Acreditamos também que o alimento em si é importante, não só pelas calorias que aporta, mas também pelas suas propriedades, nutrientes e efeitos no nosso organismo. Sabemos que cada alimento apresenta diferentes características e impactos, em diferentes pessoas e que, por vezes, podemos potenciar o efeito terapêutico de um alimento quando o conjugamos com outro, como é o caso por exemplo, do trio imunitário gengibre + curcuma + pimenta preta.
Acreditamos ainda na alimentação como prevenção de doenças e patologias e não apenas como tratamento. Já pensou quantas vezes sofre de dores de cabeça, insónias, fadiga mental e física, dores de barriga e inchaço? Alguma vez considerou a opção de que pode estar relacionado com algum alimento que come e que pode estar na base desse desconforto constante?
Assim, apesar de existir diferentes recomendações consoante cada pessoa, temos no entanto, algumas dicas que são transversais a todas as pessoas e que pode já começar a seguir, antes de consultar uma Nutricionista Funcional:
Se ficou curiosa e gostaria de agendar um consulta de nutrição funcional, clique aqui.
No seguimento das várias perguntas que nos têm feito sobre os nosso planos reset, explicamos neste artigo no que consistem, para quem são recomendados, para que servem e outras informações relevantes.
O nosso plano reset mais não é do que um plano alimentar de 1 dia ou 3 dias no qual preparamos sopas, sumos e refeições com os ingredientes necessários para desintoxicar o seu organismo.
E como é feita esta desintoxicação?
Através de ingredientes que potenciam as funções do figado, rins e pulmões, orgãos responsáveis por desintoxicar o organismo.
O objetivo é perder peso?
Não, o nosso objetivo ao desenvolver este programa é potenciar a desintoxicação do organismo através de refeições definidas pela nossa nutricionista funcional e chef com ingredientes que potenciam esta função que o nosso corpo está programado para fazer. Temos, no entanto, feedback das nossas clientes de que efetivamente perderam peso ou/e desincharam após este plano reset.
Estou grávida ou a amamentar. Devo fazer este plano?
Não recomendamos este plano a grávidas ou mães a amamentar visto que não irá suprimir as necessidades nutricionais destas fases da nossa vida. Também não aconselhamos a doentes renais, imunodeprimidos e diabéticos ou a quem esteja a tomar muitos fármacos.
Posso beber café durante o programa?
Sim, apesar de recomendarmos subsituir por chá verde. Caso não consiga mesmo abdicar do seu café, recomendamos que não exceda os dois cafés por dia.
Quais os ingredientes do vosso plano reset?
A listagem de ingredientes é bastante extensa pois tentamos dar a maior variedade nutricional sem abdicar do sabor. Cada kit reset tem ingredientes diferentes e que podem ser ajustados caso tenha alguma intolerância alimentar. Colocamos aqui todos os ingredientes de todos os nossos kits: cúrcuma, pimenta preta, gengibre, limão, carvão ativado, espinafres, pepino, abacate, spirulina, maçã, couve kale, beterraba, aveia sem gluten, cenoura, tofu, curgete, couve flor, chia, frutos vermelhos, banana, cacau, maca peruana, coentros, azeite, rúcula, amendoim, kombucha, quinoa, aipo, lentilhas, ananás, ovo, grão, miso, alga kombu, rúcula, abóbora.
Quantas vezes por ano posso fazer estes programas reset?
Este plano foi pensado para impulsionar uma mudança de hábitos alimentares e potenciar a desintoxicação. Assim sendo, recomendamos que o faça inserido numa alimentação equilibrada, sempre que sentir necessidade de mudar de hábitos (ou voltar a hábitos mais saudáveis que tenha deixado para trás).
Para encomendar um dos nossos kits reset clique aqui.
A perda de libido (ou apetite/desejo sexual) é uma condição que pode afetar muitos homens e mulheres, a determinada altura da vida. Caso aconteça, é fundamental identificar os gatilhos que desencadeiam este problema e tratar a raiz do mesmo, quer seja ele do foro emocional ou fisiopatológico.
Do ponto de vista da alimentação, podemos trabalhar multidisciplinarmente, de forma a otimizar algumas disfunções, que poderão estar a contribuir para a perda da libido:
Este mês dedicamos o nosso artigo a um parceiro recente com quem fizemos os cabazes de Natal e iremos agora fazer os cabazes de Dia dos Namorados. Uma conversa fluída e cheia de boa energia, como caracteriza a nossa relação com a Bárbara e o João.
Quem são as caras por trás da Mainova? De onde surgiu esta marca?
A Mainova é um projecto de família, liderada por mim, o benjamim da família, Bárbara Monteiro. A história da MAINOVA, nova marca portuguesa de vinhos e azeite extra-virgem, começou em 2010 quando os meus pais adquiriram uma propriedade no Alto Alentejo, a Herdade da Fonte Santa, no Vimieiro. Em 2019, decidi dedicar-me a 100% a este projecto e criar uma marca onde o respeito pela natureza é o ponto central.
Num terreno onde existia apenas um pequeno olival com cerca de 50 anos, plantaram-se 90 hectares de oliveiras (Cordovil, Picual, Cobrançosa, Arbequina e Frantoio) e 20 hectares de vinha – as castas foram escolhidas a dedo por José Luís com a ajuda do viticultor inglês David Booth e incluem apostas unânimes na zona mas também escolhas menos prováveis, como é o caso da Baga e do Encruzado. Escolhas que refletem o ADN irreverente da nossa marca que tem como missão preservar a herança de gerações, mas sempre com os olhos postos no futuro.
Quais os valores da Mainova?
Respeito, Inovação e Sustentabilidade.
De que forma é que os vossos produtos são sustentáveis?
Vou aproveitar para explicar um bocadinho os nossos produtos.
Entre as seis referências de vinhos, com assinatura do enólogo António Maçanita, encontramos o Mainova, o cartão de apresentação da marca, em versões branco 2019 e tinto 2018, que trazem a mais pura combinação dos solos de xisto e granito da propriedade. O Moinante, o rafeiro da Herdade da Fonte Santa, dá nome às propostas mais irreverentes de toda a gama: o branco curtimenta de 2019 e o rosé 100% Castelão de 2019. As mil matérias que enriquecem o solo são, por sua vez, a inspiração por detrás dos Milmat, os vinhos reserva com versões branco 2018 e tinto 2017.
Os azeites virgem-extra MAINOVA, extraídos a frio e compostos exclusivamente puro sumo de azeitona. Obtido a partir de uma conjugação de azeitonas verdes e maduras, o Clássico tem uma acidez baixa de 0,2% e está disponível em garrafa de vidro de 500 ml ou em embalagem Bag-in-Tube de 3 litros, que protege o azeite utilizando menos 60% de plástico do que o convencional garrafão. Também com uma acidez de 0,2%, o Early Harvest é produzido a partir de azeitonas verdes colhidas no início da época e está à venda em garrafa em grés de vidro reciclado de 500 ml e ganhou recentemente uma medalha de ouro no Concurso do Dubai Olive Oil.
Com um profundo respeito pela Natureza e pelo ecossistema único do Alto Alentejo, temos na responsabilidade ambiental uma das características definidoras da marca, procurando permanentemente reduzir a pegada ambiental não só através de métodos de produção sustentáveis como também no embalamento – o lacre substitui as cápsulas; as garrafas são maioritariamente de vidro reciclado e recicláveis; os rótulos de papel reciclado ou com maior percentagem de algodão e as caixas de papel reciclado e recicláveis, sem qualquer utilização de plástico nas tintas.
Se os vossos vinhos fossem uma pessoa conhecida, quem seriam?
Pode ficar a conhecer a Mainova no seu site.
Neste mês em que nos queremos desintoxicar, lançamos esta receita de um smoothie para fazer reset ao seu organismo.
Ingredientes:
Modo de preparação:
Para conhecer os nosso blends, como o Ashwaganda Green, ou os nossos programas RESET, visite a nossa online store.
Começamos o ano em grande com um BRUNCH RESET, no qual vamos fazer uma limpeza do nosso organismo e da nossa mente. Este brunch apenas estará disponível no dia 1 de Janeiro e será um preview do nosso PROGRAMA RESET 2021 que lançamos no início do ano. Composto por: mimosa de kombucha, cold press juice ou limonada ou kombucha, smoothie bowl de maçã, abacate, gengibre, limão e spirulina, panquecas com iogurte de soja ashwaganda green, bruschetta de ovo e abacate e palitos de cenoura com hummus de maca e o nosso pesto. Reservas através do site ou telefone.
Uma ideia de pequeno-almoço sem açúcares refinados e sem glúten que vai fazer um sucesso junto dos mais novos (e dos mais crescidos também...)
PANQUECAS COLORIDAS
Ingredientes das panquecas:
Modo de preparação:
Ingredientes do recheio:
Modo de preparação:
Para experimentar os nossos blends The Therapist, clique aqui.
Uma receita muito gulosa mas sem açúcares refinados, apenas com ingredientes simples e que demora muito pouco tempo a fazer.
MOUSSE DE CASTANHAS
Ingredientes:
Modo de preparação:
CHANTILLY DE CÔCO
Ingredientes:
Modo de preparação:
Para aprender a fazer estas e outras receitas saudáveis em sua casa saiba mais aqui.
Um dos novos serviços que temos é o Personal Cooking – os outros dois são a nutrição funcional e o Detox Your Kitchen – que permite aprender a confecionar novas receitas com a nossa chef, Amábile Kolenda, bacharel em Gastronomia, pós graduada em Gestão de Qualidade em Gastronomia e Natural Chef. Foi exatamente com a chef que a revista Ativa conversou sobre o que se passa quando vai a casa das pessoas, ensinar-lhes receitas, adequadas às suas alergias e intolerâncias, rotinas e preferências alimentares. Veja o artigo completo na revista online da Ativa deste mês aqui.
Dia 28 de Novembro, Sábado, das 10h00 às 12h30, vamos aprender a fazer 5 almoços práticos e saborosos para os mais pequenos.
A Ana Isabel Monteiro, autoria da página Laranja-Lima Nutrição, vem mostrar-nos que os almoços dos mais pequenos não têm de ser uma dor de cabeça. Queremos receitas simples, com contraste de cores, texturas e sabores para os deliciar e entusiasmar.
O workshop será feito totalmente online através da plataforma Zoom e tem a possibilidade de receber os ingredientes em casa no dia anterior ou no dia ou comprar os seus ingredientes.
Os lugares são limitados pois queremos acompanhar todas as pessoas que se juntarem virtualmente a nós. Inscreva-se já aqui.
Preço sem ingredientes: 30€
Preço com ingredientes: 40€ (entrega incluída)
Ana Isabel Monteiro é nutricionista e autora da página Laranja-Lima Nutrição, onde partilha diariamente receitas 100% vegetais e dicas de nutrição. É amante de receitas simples e saborosas, mas com um "quê" de pecado de vez em quando... Porque o equilíbrio é tudo.
Os valores do The Therapist e a sua convicção em termos de projeto ligado à alimentação e cozinha funcional, fizeram nascer a vontade de juntar à mesa outras pessoas e projetos com a mesma voz. Assim, estes novos jantares mensais - Green Circle by The Therapist - proporcionam uma experiência gastronómica focada num menu desenhado em especial para o momento em particular, refletindo o ADN do convidado em plena comunhão com a sazonalidade e funcionalidade da cozinha do The Therapist.
O primeiro jantar acontece no dia 6 de Novembro às 20:30 com a The Green Chef, Sarah Maraval, formada pela Academia Matthew Kenney em Los Angeles. Mais recentemente foi chef convidada pelo Hotel Intercontinental em Lisboa, onde ajudou a criar e lançar o conceito Seagan – pratos veganos com elementos do mar português. Para este jantar, Sarah criou 3 momentos distintos que serão acompanhados pelos vinhos MAINOVA – um produtor de vinhos e azeitos com certificação biológica da zona do Alentejo.
O jantar tem o preço de 40€ e os lugares são limitados.
OBS: Este jantar foi adiado para data a definir face às recomendações da DGS.
Uma receita cheia de ingredientes simples e ideais para o sistema imunitário, fácil e rápida de fazer e muito saborosa.
MUFFINS SALGADOS
Ingredientes:
Modo de preparação:
Para aprender a fazer estas e outras receitas saudáveis em sua casa saiba mais aqui.
Com a entrada do Outono aparecem também os tão familiares sintomas das alergias respiratórias: corrimento nasal (ou o constante “pingo” no nariz), espirros, tosse, olhos em lágrimas. Estima-se que a prevalência de alergias respiratórias como a rinite alérgica seja entre 10-30% da população mundial (OMS). A somar aos tempos de pandemia que vivemos, são também os sintomas dos quais todos queremos fugir, seja pelos olhares de pânico alheio, ou por serem os mesmos sintomas da infeção por Covid-19 que nos podem levar a quarentenas, testes e um sem número de complicações.
Há sem dúvida um papel importante da alimentação na prevenção destas alergias. Contudo, é importante referir e sublinhar que o resultado do mesmo não é imediato e acontece na sequência de um processo contínuo de alteração de estilo de vida.
Assim, a nossa nutricionista Sumeya Osman, deixa algumas sugestões que vão atuar na prevenção das alergias respiratórias:
De salientar que pessoas diferentes reagem de formas distintas a diversos estímulos/gatilhos. Assim sendo, todas as intervenções nutricionais devem ser acompanhadas por um nutricionista. Pode marcar uma consulta com a nossa nutricionista aqui.
Sumeya Osman - Cédula 2741N - ON
Agora as granolas funcionais que servimos no nosso restaurante saudável em Lisboa estão disponíveis para entrega em todo o país. Quatro objetivos, quatro granolas salgadas e quatro granolas doces. As primeiras ideiais para colocar nas sopas, saladas e bruschettas e dar aquele crocante que faz toda a diferença. As granolas doces são ideiais para iogurtes e smoothies e estão cheias de ingredientes bons para a sua saúde.
Para conhecer a gama toda e encomendar vá à nossa loja online.
Tem um grupo de amigas que gostaria de saber mais sobre cozinha funcional?
Então este workshop é para si.
A nossa chef funcional, Amabile Kolenda, faz workshops de alimentação saudável para pequenos grupos de amigas e familiares, nos quais partilha o seu conhecimento ao mesmo tempo que realizam em conjunto cerca de 3 a 4 receitas. Este workshop tem a duração de 3 horas e pode ser feito no The Therapist ou em sua casa. No final ainda ficam com um caderno de receitas cheio de dicas boas para manter a sua cozinha funcional no meio do seu dia-a-dia super preenchido.
Para saber mais entre em contacto