Lab
Todos os nossos workshops levam dois ingredientes especiais: auto-conhecimento e alimentação. Isto porque acreditamos que o caminho para uma boa relação com a comida vem do conhecimento sobre nós próprios. Quer aprender mais connosco?
Todos os nossos workshops levam dois ingredientes especiais: auto-conhecimento e alimentação. Isto porque acreditamos que o caminho para uma boa relação com a comida vem do conhecimento sobre nós próprios. Quer aprender mais connosco?
Já reparou que é sempre por volta desta altura que ficamos doentes? Especialmente depois do dia de Natal? Muitas pessoas atribuem ao frio desta altura, correntes de ar, estarem menos agasalhadas, mas já pensou que poderá ser por causa do que comemos?
Esta é uma altura propensa a excessos alimentares, seja no consumo de doces, álcool, carne ou alimentos processados e este tipo de alimentação tem um impacto na nossa saúde.
Isto não significa que deva recusar todos os jantares de Natal, mas, que tal se, ao mesmo tempo que se desgraça, tentar arranjar mecanismos e formas de se manter saudável?
1. Beba muita água: de forma a compensar a desidratação provocada pelo consumo excessivo de álcool pode aumentar a ingestão de líquidos, quer seja bebendo água, chás ou tisanas, ao longo do dia.
2. Tentar encontrar alternativas saudáveis aos doces de Natal: um exemplo disso são as nossas Rabanadas que são feitas com açúcar de côco e podem ser sem glúten. Existem outras alternativas também no mercado, mais saudáveis e sem ingredientes nocivos, que podem à mesma enfeitar a mesa de Natal e dar aquele sabor maravilhoso à ceia. Ou pode sempre fazer uma das nossas receitas de bolachas ou pêras com caramelo de amêndoa.
3. Reduzir o consumo de carne: e se em vez do bacalhau servir um tofulhau? Ou alterar as porções no seu prato e colocar apenas 15% de carne e o resto legumes e cereais? Pode até inventar acompanhamentos diferentes. Tem muitas ideias no nosso livro.
4. Manter o exercício físico: dá preguiça nesta altura? Dá. Dá vontade de ficar no sofá em frente à lareira? Dá. Mas pense no exercício físico como uma forma de poder beber mais aquele copo de vinho ou comer aquele bocadinho de arroz doce. Se mantiver ou aumentar a prática de exercício físico nesta altura, o corpo agradece e a mente também, uma vez que o exercício físico aumenta a nossa sensação de bem estar e felicidade.
5. Reduzir o consumo de álcool: "E se a Joana quer ser cá da malta, NÃO tem de beber esse copo até ao fim". Escolher os momentos nos quais gostaria mesmo de beber aquele copo de vinho e os momentos que pode passar sem isso.
E se ao fim do dia nada disto resultar, cá o esperamos em Janeiro com um dos nossos Programas Reset. :P
Chegou o Natal, o frio que nos convida a ficar em casa com a familia e os amigos, e nada melhor do que um vinho quente para aconchegar o corpo e a alma. Sim, porque no The Therapist defendemos uma alimentação consciente e funcional mas também flexivel, na qual possamos ter estes pequenos momentos de prazer.
Assim deixamos aqui a nossa receita de vinho quente com especiarias:
Ingredientes:
Preparação:
Sugestão: caso lhe queira dar um sabor bem intenso a especiarias, pode sempre usar o nosso Golden Ginger para dar aquele toque diferente.
Sabemos que temos muitas pessoas que nos seguem e que têm os seus negócios de restauração ou sonham um dia abrir um negócio próprio. Assim, a fundadora do The Therapist, Joana Teixeira, deixa aqui 5 dicas para lançar um menu que funcione:
E uma dica extra: divertirmo-nos no processo! Os dias de lançamento de novos menus podem ser bastante stressantes porque tudo é novidade, mas nada como encarar esta mudança de forma divertida e aceitar que no dia seguinte tudo correrá melhor.
Uma ideia de snack saudável para aqueles dias frios em que só nos apetece ficar no sofá a ver um filme.
O milho é um grão rico em polifenóis, um poderoso antioxidante. A pipoca é um alimento com poucas calorias e as suas fibras prolongam a sensação de saciedade. É um lanche equilibrado e pode ajudar na perda de peso, desde que seja feito com pouca gordura e, claro, sem manteiga nem açúcar.Sabemos que nesta altura as ideias de marmitas para a praia escasseiam e acabamos por ficar pelas sandwiches de atum, massa com frango ou wraps. Assim, trazemos aqui esta ideia de almoço para a praia leve, fresco e muito saudável.
Para além destas ideias recomendamos que mantenha uma boa ingestão de água ao longo do dia, para manter a hidratação, e que dê primazia sempre a ingredientes leves e completos nutricionalmente. Para esse efeito, escolha sempre uma opção de hidratos (pão e frutas), utilize alguma opção de proteína como recheio (hummus, tofu, atum) e alimentos frescos para manter a saciedade e aproveitar melhor os dias na praia ou de passeios.
Algumas ideias que deixamos aqui:
Mais do que um workshop, um momento divertido entre amigas no qual vai aprender dicas simples e rápidas para conseguir potenciar a desintoxicação e a regulação do seu organismo, mesmo a tempo do Verão.
Uma manhã ou tarde bem passada com Amabile Kolenda, a nossa chef funcional que, para além de lhe dar todas as ferramentas para se desintoxicar, ensina como ter uma rotina mais saudável e anti-inflamatória, como utilizar ingredientes e potenciar seus benefícios através de receitas simples e práticas para o dia-a-dia, sugestões para levar para o trabalho ou para praia, como incluir os melhores ingredientes nas principais refeições e muito mais.
Reúna um grupo de amigas e venha passar a tarde connosco!
Não aceitamos inscrições individuais para o workshop, apenas de grupos.
Para se inscrever clique aqui e no campo da mensagem a data e hora a que gostariam de realizar o workshop. A equipa da Una x Therapist entrará em contacto.
Um artigo escrito pela nossa nutricionista, Joana Pereira, especialista em Nutrição Feminina e que fala de como a nutrição pode ajudar em casos de acne adulto.
O acne na idade adulta merece a nossa atenção, não só porque nos alerta para algumas questões de saúde que devemos averiguar, como também nos diz que a nossa alimentação tem de ser adaptada.
Veja o que pode fazer:
É importante também reforçar que deve mexer o menos possível nas borbulhas (mesmo nos tempos atuais, com as mãos altamente higienizadas).
Como em tudo na nossa saúde, procure e trate a causa, o acne é apenas uma manifestação dessa mesma causa.
Para marcar uma consulta com a nossa nutricionista e fazer um plano personalizado para si, clique aqui.
Nesta altura de calor, o nosso corpo pede pratos frios e cheios de cor e sabor, como é o caso desta marmita de Verão que deixamos aqui e que pode ser feita com os vegetais que tiver em casa. Uma escolha saudável para levar para a praia, um picnic ou até para o trabalho.
Salada Marmita de Verão
Ingredientes:
Procedimento:
Se preferir pode ainda preparar a salada no dia anterior e apenas temperar quando for para consumir.
Disfrute :)
O desenvolvimento de um novo menu é sempre um momento muito extremo: estamos ansiosos por darmos vida a novas ideias, mas muito receosos de tudo o que possa correr mal.
Falamos com a nossa chef funcional, Amabile Kolenda, sobre o desenvolvimento do menu de Verão do The Therapist.
Em que é que te baseaste para a criação deste menu?
Para festejar a chegada da Primavera deixamos estes rolinhos coloridos e cheios de nutrientes, simples de fazer e que pode levar consigo num picnic ou para a praia.
Ingredientes:
Já ouviu falar de Mindfull Eating?
A nossa nutricionista Joana Pereira explicar no que consiste este termo que pode ser traduzido como “comer com atenção plena”, ou seja, alimentar-se com consciência do que está a comer e do que acontece com o seu corpo enquanto come.
É conseguir conectar-se com as sensações de fome e saciedade, identificar o sabor dos alimentos e desfrutar dos mesmos, tomar consciência dos sentimentos e pensamentos que surgem em relação à comida e ao nosso corpo.
Com o cultivo da atenção plena, conseguimos reconhecer e lidar melhor com a fome emocional, com os episódios de compulsão e com julgamentos e culpas que estejam enraízados, tornando a relação com a alimentação mais leve e prazerosa.
Para comer com atenção plena é importante que faça as suas refeições num ambiente calmo, arrumado, sem trabalho por perto, que agradeça a refeição que irá fazer, podendo para tal, por exemplo, imaginar o percurso que o alimento fez até chegar a si, desde o cultivo na terra, à colheita, à distribuição, à sua compra, preparação e, por fim, degustação.
É importante também, e um dos objetivos do mindful eating, que ao comer com calma e atenção, desfrute mais dos sabores, aromas e texturas dos alimentos, tendo prazer enquanto se alimenta.
Já pratica?
Experimente!
Para outros artigos da nossa nutricionista consulte a sua página aqui.
Com a Páscoa à porta, resolvemos deixar uma receita de trufas funcionais de amêndoa, muito simples de fazer e que vão dar cor ao seu almoço de família.
Ingredientes:
Somos fãs da Mafalda já há muitos anos, desde os seus primeiros livros que adoramos, à criação da MPL, temos sempre acompanhado de perto o seu trabalho e contributo para uma vida mais saudável e equilibrada. Assim, ficámos super contentes quando a Mafalda aceitou oferecer a todas as nossas clientes no dia 8 de Março, uma amostra do seu novo lançamento, o serum Noite Cósmica. Para conhecermos melhor esta mulher espetacular por trás da MPL, deixamos aqui a nossa entrevista à Mafalda.
Quem é a Mafalda?
Uma mulher introvertida, mãe de 4 filhos - que por acaso também é empresária. :P
A Mafalda tem imensa experiência em restaurantes. O que gostava mais e menos de quando trabalhava em cozinha?
Tive sempre sorte porque trabalhei em restaurantes que tinham muito cuidado na escolha dos ingredientes que usavam. Acho que isso era o que me dava mais prazer: a oportunidade de criar com produtos super frescos, sempre biológicos e da mais alta qualidade!
O que gostava menos: tenho de dizer as horas de trabalho - e a falta de "vida" que surge com esses horários.
Tenho todos os livros da Mafalda e notei que existiu ao longo dos anos um foco maior em partilhar receitas saudáveis. Porquê esta evolução? O que a originou?
Primeiro tenho que dizer que não foi uma evolução, porque essa sempre foi a minha essência e o que eu quis fazer! Até porque toda a minha formação foi nesse sentido.
A questão é que quando voltei para Portugal nenhuma editora estava interessada em falar ou publicar receitas vegetarianas, saudáveis, etc. Penso que esse crescendo foi resultado de uma maior liberdade para poder partilhar as minhas visões (tanto a nível de receitas como da estética usada para as apresentar). Acho que essa liberdade foi sim evoluindo, talvez quando o meu nome foi ganhando algum reconhecimento na área.
Qual a sua comida preferida?
Arroz integral com verdes salteados.
Qual o seu guilty pleasure?
Um brownie pode ser resposta? Ahahah
Qual o ingrediente que não dispensa da sua cozinha?
Legumes frescos.
O que é a MPL Beauty?
Uma marca de produtos de beleza 100% naturais, biológicos e ativados com o poder das plantas. We never cut corners!
Como surgiu a MPL Beauty?
Sempre tive muito cuidado com o que coloco na pele e sempre me interessei por perceber a origem e os ingredientes que uso. Afinal, se sempre tive tanto cuidado com o que como, como podia ser de outra forma?
Foi ao chegar a Portugal que percebi que não era assim tão simples encontrar o que precisava.
Comecei a aprender a produzir os produtos para garantir que estava a usar ingredientes 100% biológicos e naturais (sem green washing e sem mentiras).
A MPL’beauty surgiu para mim e para os meus e só mais tarde me surgiu a ideia de partilhar com outras mulheres o que tinha aprendido.
Ainda hoje sou eu que faço as fórmulas e misturo os ingredientes, com o mesmo cuidado e carinho.
Porquê o conceito de beleza de dentro para fora?
Porque é o único que faz sentido para mim.
O nosso corpo funciona como um todo e a nossa pele e cabelo refletem o nosso (des)equilíbrio interior.
Não faz sentido usarmos produtos da mais alta qualidade e não olharmos para o que se passa cá dentro. Nem vice-versa.
Acredito que a beleza verdadeira é a que junta o cuidado por dentro e por fora e por isso é que esse sempre foi o lema da MPL’beauty.
A Páscoa está aí à porta e nada como um doce saudável e funcional, especialmente desenvolvido pela nossa chef, Amabile Kolenda, para servir à sua familia e amigos, sem comprometer a dieta.
Ingredientes:
Procedimento:
Retire e corte em pedaços.
Está pronto a servir à familia (não se esqueça de tirar o seu primeiro, antes de que acabe)! Boa Páscoa!
E porque o dia dos namorados está mesmo aí à porta, este mês deixamos uma receita de um cocktail berry blend, cheio de amor e uma pitada do nosso blend beet berries açaí.
Receita para 2:
Procedimento:
Disfrute com o seu mais que tudo!
de·sin·to·xi·ca·ção
Com a chegada do ano novo, as listas de resoluções contemplam muitas vezes mudanças de hábitos alimentares, que por sua vez incluem as famosas dietas detox com objetivo de nos purificarmos dos excessos que fomos cometendo durante o mês das festas. Não somos apologistas deste tipo de promessa pois pode gerar uma relação pouco saudável com os alimentos, que servem para nos ajudarem a sermos mais felizes e não o contrário.
Felizmente, fomos presenteados com um organismo dotado de uma sofisticada maquinaria (leia-se órgãos como fígado, rins, trato gastrointestinal, pele, pulmões), que entre várias outras funções, tem a capacidade de expelir substâncias indesejáveis. Nesse sentido, a ideia de fazer uma dieta que elimine grupos de alimentos e/ou substitua refeições por alternativas, muitas vezes, desequilibradas, é algo que do ponto de vista nutricional não apresenta benefício. Se pensarmos em perda de peso, é certo que aquilo que nos é vendido como detox nos levará a este objetivo, visto que no limite, a fórmula para alcançar este propósito é um desequilíbrio energético (comer menos do que gastamos). Contudo, quando uma dieta altamente restritiva em calorias é implementada, o peso perdido será mais à conta de perda de água e massa magra do que propriamente gordura.
Posto isto, o que fazer quando chega o novo ano e temos como objetivo mudar de (ou retomar) hábitos alimentares?
Antes de mais começar por parar, respirar fundo e rejeitar tudo o que nos é vendido como solução milagrosa.
O início de um novo ano é um momento em que depositamos energia na mudança. E no caso dos hábitos alimentares, esta energia é sem dúvida importante e não deve ser ignorada. Assim sendo, é um momento que pode e deve ser privilegiado para implementar as transformações há tanto desejadas, nas rotinas alimentares.
Nesta fase, é importante saber separar o trigo do joio e por isso deixamos alguns lembretes:
E porque o ano muda mas a vida não pára, a ideia de usar programas onde nos entregam refeições saudáveis e prontas, pode ser o compromisso necessário para implementar a mudança. Contudo, apesar de a desintoxicação ser um processo natural do nosso organismo, existem nutrientes/alimentos, que a favorecem e potenciam. Entre eles destacamos:
Por fim, mas não menos importante, recordar que a nutrição é uma ciência e deve ser praticada com base em evidência científica por especialistas devidamente acreditados. Como tal, consultar um Nutricionista quando existem objectivos ou preocupações específicas pode e deve ser um passo a considerar. Aqui pode agendar uma consulta de nutrição funcional com uma das nossas nutricionistas.
Artigo escrito pela nossa nutricionista funcional certificada Sumeya Osman.
Numa altura em que só nos apetece bebidas bem quentes para fazer face ao frio que faz lá fora, trazemos um latte imunitário de abóbora, para aquecer o corpo e reforçar as defesas do organismo.
Cubos para latte de abóbora 🎃
Modo de preparação dos cubos:
Modo de preparação do latte:
Muitas vezes quando queremos melhorar os nossos hábitos alimentares procuramos uma solução milagrosa, algo inovador, mesmo antes de termos o básico bem estruturado, já implementado na nossa rotina. No entanto, o básico só é "básico" quando já é parte do nosso dia a dia, quando já o fazemos quase sem pensar. Até chegarmos a este ponto convem estarmos conscientes dos pontos essenciais nos quais precisamos de ser "pros".
Vamos ver então 10 hábitos saudáveis que deve implementar diariamente e que, sendo básicos, são a base de uma alimentação equilibrada:
Inclua sopa ao almoço e ao jantar: já pensou a quantidade e no tipo de legumes que come numa sopa e que provavelmente não colocaria no prato? E se é daquelas pessoas que “não come sopa porque depois não consegue comer o segundo prato todo” lembre-se que esse é precisamente um dos objetivos da sopa: saciar e reduzir a porção ingerida do segundo prato, que geralmente é superior à necessidade.
Inclua sempre vegetais no seu prato: experimente começar por pensar nos vegetais como "o ator principal" do seu prato e não como acompanhamento, um "ator secundário". Dê-lhes um papel de destaque.
Inclua vegetais nos seus refogados, omeletes, arroz, pratos de forno: faça refogados com tomate, cenoura, cogumelos, curgete; junte espinafres, tomate, cebola às suas omeletes; faça arroz de cenoura, couve, brócolos; junte abóbora, cenoura, curgete à carne assada no forno…
Reduz o sal e capriche nas especiarias e ervas aromáticas: coentros, salsa, cominhos, erva doce, caril, açafrão, canela, erva de Provença, orégãos… arrisque!
Coma 3 peças de fruta diferentes por dia: variar as frutas é diversificar os nutrientes ingeridos.
Coma peixe de mar: opte por carapau, sardinha, cavala, são peixes de mar, em conta e com um baixo teor de metais pesados.
Elimine as carnes processadas: fiambre, salsichas, charcutaria, bacon…
Aumente a frequência das refeições vegetarianas na sua semana: o The Therapist é o lugar certo para se aventurar :)
Opte sempre pela água: água fresca, água aromatizada, chás… Evite sumos, refrigerantes e bebidas alcoólicas
Reduza a ingestão de açúcar: opte pela fruta como sobremesa, troque o açúcar do café por canela, evite bolos e produtos processados.
Terminamos com um hábito extra que parece óbvio mas cada vez menos pessoas o pratica: cozinhe! Cozinhe só para si ou também para outros. Cozinhar é também uma forma de cuidar.
Para dicas personalizadas agende a sua consulta de nutrição funcional aqui.Com a chegada da quadra Natalícia, que entre jantares de trabalho, amigos e afins, dura o mês de Dezembro, chegam também as preocupações sobre evitar excessos, tornar receitas mais saudáveis (e ainda assim apetecíveis), não ganhar peso, etc. Sendo o The Therapist um espaço que defende a flexibilidade e o equilíbrio, o que implica manter hábitos saudáveis sem prejuízo de sociabilizar com os nossos pares, e ainda assim preservar o nosso bem-estar e sanidade mental durante a temporada das festas, deixamos algumas dicas para sobreviver a esta época:
O Natal acontece uma vez por ano. É um momento em que, mais do que nunca, nos rodeamos das nossas pessoas, convivemos e celebramos. Para alguns tem uma conotação mais espiritual ou religiosa, para outros é apenas um momento de celebração. A verdade é que é uma quadra que deixa poucos indiferentes. Assim sendo, permitamo-nos. Com consciência. Sem medos ou julgamentos. Porque saúde também é isto. Lembremo-nos que a quadra das festas dura (no máximo) um mês em doze e permitamo-nos dar importância ao que realmente importa. Se passar por partilhar uma refeição mais rica em calorias, composta por iguarias que habitualmente não consumimos, então que seja. E que isto seja feito em plenitude, sem juízos de valor, sem posteriores punições/restrições e com consciência do privilégio que é podermos escolher exactamente o que que queremos comer e beber. Uma alimentação saudável e equilibrada implica consistência. E a consistência consegue-se quando há flexibilidade.
Quando o assunto é os convívios à mesa, onde os exageros podem acontecer não só nos pratos, como também (ou acima de tudo) nos copos, vale a pena relembrar que:
Não temos de comer este mundo e o outro no mesmo dia. Como referido inicialmente, a quadra dura um mês inteiro, o que nos dá tempo para ir matando saudades dos nossos doces de natal preferidos ao longo do mês, sem pressa nem ansiedade.
Não vale poupar e restringir refeições durante um (ou vários) dia para podermos mais tarde comer tudo o que estiver na mesa. Não chegar cheio de fome a um convívio é o clássico chavão que não falha em qualquer artigo sobre alimentação em período de festas. Um clássico que não envelhece. A probabilidade de comermos compulsivamente é, de facto, muito maior quando estamos há várias horas sem comer e a fome aperta.
Em nutrição, como em qualquer outra área, não se aplica a regra “perdido por 100, perdido por 1000”. Se exagerarem numa (ou mais) refeições, não está tudo perdido. É fundamental retomar a nossa dieta (entenda-se, hábitos alimentares e nunca restrição) habitual, seja ela qual for. Hidratar, com água, aromatizada ou não, chás e infusões, comer vegetais e frutas, escolher hidratos de carbono de qualidade e garantir um bom aporte de proteínas em todas as refeições. A par com isto, manter a nossa rotina de exercício físico é meio caminho andado para nos sentirmos bem.
Sempre que os convívios acontecerem em casa, nos quais habitualmente cada pessoa leva um prato, escolher uma alternativa saudável pode e deve ser uma opção, como por exemplo as nossas cookies gluten free ou as nossas rabanadas. É uma forma de garantir que existe algo saudável à mesa mas acima de tudo, de partilhar com quem mais gostamos pratos/alternativas criativas e equilibradas, mostrando que comer saudável não é aborrecido.
Uma grama de álcool tem 7 kcal. O que significa que dependendo da percentagem de álcool da bebida que escolhermos, e se esta é preparada com refrigerantes (gin tónico, por exemplo) ou não, o excesso pode de facto estar mais no copo que no prato. Assim sendo, vale procurar beber com moderação e, mais ainda, escolher opções com menos açúcares adicionados.
Por fim, sublinhar que a distância que separa a passagem de ano do Natal é muito superior à que separa o Natal da Passagem de Ano. Assim sendo, sejamos generosos connosco, com o nosso corpo e com a nossa mente. Permitamo-nos usufruir desta época da melhor forma possível, sobretudo nesta fase de pandemia, de tantas incertezas, durante a qual fomos (e continuamos a ser) forçados a distanciamentos sociais e a tudo o que isto acarreta.
Feliz Natal!
Artigo escrito em parceria com a Nutricionista Sumeya Osman, diretora clinica do The Therapist.
Photo by krakenimages on Unsplash
Como não poderia deixar de ser nesta época Natalícia, trazemos até si uma receita saudável e sem gluten de bolachinhas de Natal que vão fazer as delicias dos pequeninos e dos crescidos.
Esperemos que goste!
Ingredientes secos:
Ingredientes líquidos:
Preparação:
Com a mudança de temperatura e a chegada do frio, chegam também as constipações, tosses e gripes e aquele momento em que sabemos que devemos dar ainda mais atenção ao nosso sistema imunitário.
Preparar caldos é uma forma de aquecer o corpo e cuidar da nossa saúde, pois assim podemos concentrar nutrientes, adicionar superfoods e enriquecer a nossa alimentação com fermentados, como o é o caso do miso.
Alguns cuidados são importantes na hora de preparar um caldo imunitário para que possamos, de facto aproveitar estes benefícios:
Com seu caldo pronto, desfrute deste momento e consuma focando-se na sua saúde e energia vital!
E se por acaso está com preguiça para preparar o seu próprio caldo, ou gostaria de provar o nosso, faça-nos uma visita no The Therapist de Alvalade ou da LxFactory, onde poderá provar o nosso Ramen feito com caldo de miso. Esperamos por si!
A pedido de muitas familias lançamos finalmente os nossos workshops no The Therapist da LxFactory! Os lugares são muito limitados, por isso garanta já o seu lugar. Cada um tem o investimento de 15€. Para mais informações contacte-nos através do formulário.
Ainda esta semana uma cliente falava connosco em Alvalade e perguntava se alguma vez íamos lançar um vegan cheesecake... Pois é, por enquanto ainda não o temos na carta, mas nada como partilhar com quem nos visita uma receita espetacular de um cheesecake sem laticínios nem açúcares refinados.
Poderíamos dar apenas uma receita de um bom sumo reset, mas preferimos ensinar a montar as suas próprias combinações.
No seguimento deste artigo, no qual prometemos novidades para 2021, aqui as trazemos.
Dizer que os últimos dois anos foram de muita aprendizagem é pouco.
Nestes dois anos sempre que nos levantávamos, voltávamos a cair para nos levantarmos outra vez.
Começou com o primeiro confinamento e toda a incerteza em relação ao nosso futuro, mas logo depois conseguimos criar a nossa loja online e as coisas melhoraram.
De seguida foi o encerramento do The Therapist do Ubbo, que tinha aberto em Janeiro de 2020, e o encerramento do The Therapist da Rodrigo da Fonseca. Mas focámo-nos no The Therapist da LxFactory e em como podíamos melhorar todos os nossos processos, menus, equipa, comunicação, tudo, e outra vez, voltámo-nos a levantar e o The Therapist ganhou uma nova vida.
Depois veio o segundo confinamento e com ele a carta que nos informava que teríamos de sair do nosso espaço na LxFactory. Mais uma queda, mais uma oportunidade para nos reerguermos.
E assim surge a nova localização de Alvalade. Um espaço incrível que nunca teria sido possível se não tivéssemos tido um motivo para correr todas as ruas deste bairro a pé à procura do sitio ideal para nos receber. Encontrámos um espaço com imensa luz, com uma esplanada e jardim para 40 lugares sentados, com a nossa loja em grande destaque e com uma cozinha capaz de satisfazer todas as nossas inovações. Fica na Rua José D'Esaguy, nº11, e a abertura está prevista para dia 30 de Agosto. Mal podemos esperar para vos receber lá e esperemos mesmo que gostem tanto do espaço como nós.
Mas sabem que mais?
Afinal também ficamos na LxFactory, noutra localização já a partir de Agosto. Mas isso terá de ficar para outro artigo.
Finalmente chegou a época das cerejas! Com ela trazemos uma receita simples e fresca, ideal para os dias de praia.
Ingredientes:
Andamos há algum tempo para escrevermos sobre quem somos. Quem é o The Therapist? Se está neste website, possivelmente sabe que somos um restaurante natural e consciente, uma clínica de nutrição funcional, um lab com workshops e talks e uma mercearia com os nossos produtos.
Mas quem é o The Therapist na sua essência e como surgiu?
Falar do The Therapist sem me apresentar é dificil. O meu nome é Joana Teixeira e sou a fundadora do The Therapist. Esta viagem incrível começou há mais de uma década quando tive um problema de pele que só resolvi com uma mudança drástica na minha alimentação e forma de viver. Na altura trabalhava em multinacionais na área do grande consumo e levava uma vida bastante stressante, não tinha cuidado nenhum com a minha alimentação, não praticava desporto e, na verdade, sentia-me bem assim. O problema foi quando se começou a refletir na minha pele. Consultei vários dermatologistas e após meses e meses de tratamentos com químicos, virei-me para a medicina chinesa. O diagnóstico foi imediato e o resultado dos tratamentos à base de plantas e acupuntura começaram logo a ser visíveis passado um mês. Percebi que na altura fazia falta um espaço que aliasse alimentação, conhecimento e terapias e foi assim que começou a ideia de criar o The Therapist.
Em 2017 abria o primeiro The Therapist ao fundo da rua da LxFactory. Os primeiros tempos foram desafiantes (só para não dizer horríveis). Eu tinha sido mãe recentemente, o meu filho tinha 7 meses quando abrimos e como não sabia o que o futuro reservava a este projeto, começámos com uma equipa muito pequena e que não chegava para tudo. Passado cerca de um ano e meio tive o meu primeiro ataque de pânico. O negócio refletia o meu estado de espirito e estivemos mesmo para fechar. Mas continuámos. Decidi que para continuar teria de encontrar uma equipa que refletisse os valores do The Therapist e hoje posso dizer que conseguimos.
Em 2019 abrimos o segundo The Therapist perto das Amoreias e em Janeiro de 2020 o terceiro no The Hood. Fechámos os dois restaurantes o ano passado e voltámos às origens com apenas o The Therapist original na LxFactory.
Em 2021 teremos muitas supresas boas que irei partilhar nos próximos dias.
Fiquem atentos!
Trazemos aqui hoje três mitos sobre as dietas "detox".
1. Fazer um detox é uma forma rápida de "voltar ao lugar"
Muito utilizados quando temos alguns eventos importantes, como um casamento ou aquela festa na praia cheia de top models, os detox não fazem milagres a quem não tem um estilo de vida saudável normalmente. Pense assim: é o mesmo que lavar os dentes todos os dias e fazer um checkup no dentista duas vezes por ano, só para garantir que está tudo bem. O mesmo aconselhamos nos "detox": manter um estilo de vida saudável ao longo do ano e utilizar um dos nossos KITS RESET para dar aquele boost extra de desintoxicação do organismo. O nosso RESET por si só não faz milagres, principalmente nos casos em que o estilo de vida é pouco saudável.
2. Vai se sentir horrível durante o seu RESET
Os nossos KITS RESET foram desenvolvidos por uma nutricionista funcional certificada em parceria com a nossa chef funcional, para garantir a quantidade certa de nutrição, hidratação e saciedade, num espaço de tempo controlado. Assim sendo, não há qualquer motivo para se sentir mal durante um KIT RESET . Obviamente que cada caso é um caso e em situações pontuais em que a quantidade de alimentos ingerida diariamente é superior ao recomendado, poderá acontecer sentir alguma fome, mas nada que impacte o seu dia a dia.
3. O detox só acontece com uma dieta liquida
Não é necessário fazer uma dieta exclusivamente liquida para atingir o objetivo de desintoxicação do organismo. Pode obviamente ajudar o corpo a descansar da digestão de alimentos sólidos, mas se não apostar em ingestão de alimentos para equilibrar o seu organismo, perde o objetivo a meio. No caso dos nossos KITS RESET o que fazemos é utilizar alimentos que potenciam as funções do figado, rins e pulmões, orgãos responsáveis por desintoxicar o organismo. Estes alimentos podem vir em estado liquido ou sólido.
Para saber mais sobre os nossos kits reset veja este artigo também.
Com as temperaturas a aumentar e os dias de praia a vista, é importante prestarmos mais atenção à proteção da pele, que é nosso maior órgão e o principal em contato com o sol. Além de ser fundamental mantermos uma boa hidratação, alguns alimentos podem também nos ajudar com a proteção sol e seus possíveis danos.
Pedimos à Dra. Tâmara Castelo que nos falasse um pouco na importância de desintoxicarmos o nosso organismo e como o podemos fazer através dos kits baseados na dietética da Medicina Tradicional Chinesa, que o The Therapist produz em parceria com a Clínica Tâmara Castelo.
Nestes kits encontramos uma combinação perfeita entre a dietética chinesa e alimentos biológicos e locais, aproveitando todas as propriedades de cada alimento ao máximo.
Consoante o objetivo que pretende, pode optar por fazer esta dieta durante 1, 2 ou três dias e também escolher se pretende um Kit Detox ou um Kit Reduce.
No Kit Reduce, a combinação de alimentos é pensada para ajudar a desinflamar o seu organismo e a perder peso.
Já no Kit Detox, encontramos refeições que ao mesmo tempo desintoxicam e nutrem em profundidade o organismo, dando um verdadeiro boost de energia ao corpo.
Desintoxicar o organismo ajuda-nos a sentirmo-nos mais leves e a reforçar o nosso sistema imunitário. É necessário, de vez em quando, fazermos reset e darmos tempo ao nosso corpo para recuperar de todas as asneiras que vamos fazendo ao longo do ano.
Apesar de ajudar a perder peso, a “dieta detox” tem como principal objetivo eliminar as toxinas do organismo e consequentemente a reduzir a retenção de líquidos.
É uma “dieta” que deve ser realizada durante um curto espaço de tempo e que consiste numa alimentação consciente e equilibrada que vai ajudar a restituir o equilíbrio do organismo.
Na altura do Verão acresce a preocupação com o corpo e este tipo de dieta pode ser um complemento para ajudar o seu corpo a ficar ainda mais bonito e preparado para receber o sol e o calor de verão.
As frutas, as leguminosas e os probióticos, através das suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e depurativas, são os protagonistas de refeições que vão ajudar a desinchar a barriga, a sentir-se mais leve e com mais energia.
Através de combinações incríveis entre este tipo de alimentos vamos reforçar o seu sistema imunitário, aumentando as defesas do corpo e contribuindo para que o seu intestino funcione corretamente.
Para reservar já o seu detox vá aqui.
Num mês em que iniciamos mais uma parceria que irá trazer muitas novidades ao The Therapist (fiquem atentas/os...) com a Joana Moura do JoCooking, nada como trazer uma receita saudável e super saborosa para os mais pequenos levarem para a escola (ou para nós comermos sem culpas).
MUFFINS DE MORANGO S/GLUTEN
Ingredientes:
Instruções:
Os essenciais para fazer o seu detox em casa, pelas mãos da Mafalda Sena do @senasaudaveis, num workshop online dia 15 de Maio entre as 10h00 e as 11h30.
Para além de várias dicas saudáveis sobre os essenciais para quem procura fazer uma limpeza e desintoxicação ao seu corpo, vamos também aprender as seguintes receitas:
O valor do workshop é de 35€ sem ingredientes e 40€ com ingredientes entregues em casa. Inscrições através do formulário de contacto.
O que comemos tem uma grande influência no nosso bem-estar. Numa altura em que a ansiedade atinge picos, deixamos aqui 5 alimentos que contribuem para a boa disposição:
- Peixes gordos como o salmão, a sardinha e a cavala - pelo seu teor em omega-3, altamente anti-inflamatório, vitaminas do complexo B, vitamina D e colina, fundamentais para um sistema nervoso saudável.
- Sementes e oleaginosas como as amêndoas e as sementes de abóbora e girassol, ricas em magnésio, vitaminas do complexo B e triptofano.
- Lentilhas - ricas em fibra que ajuda na regulação da glicemia, proteínas, folato e vitamina B6, associada à produção de serotonina.
- Cacau - rico em antioxidantes que participam na redução da inflamação, magnésio que ajuda no relaxamento e ainda conhecido pela sua capacidade de estimular a produção de endorfinas.
- Ashwagandha - este potente adaptogéneo conhecido pela sua capacidade de auxiliar na gestão de stress e participar na redução da ansiedade e depressão.
É importante referir sobre este tema que, quando falamos em alimentação e disposição, há que pensar em variáveis como a glicemia (nível de açúcar no sangue), o estado de hidratação, e a produção de serotonina - o neurotransmissor associado à boa disposição e que atua ao nível do sistema nervoso.
Manter níveis de glicemia equilibrados e evitar grandes picos e consequentes grandes descidas dos níveis de açúcar no sangue é fundamental para evitar a tão conhecida irritabilidade associada à fome. Isto faz-se evitando longos períodos sem comer, e consumindo pequenas porções moderadas de hidratos de carbono complexos (cereais integrais, leguminosas, frutas) ao longo do dia.
Um bom estado de hidratação garante-nos melhor bem-estar geral, melhor capacidade de concentração e atenção.
A serotonina, é um neurotransmissor produzido maioritariamente no intestino. A sua correcta produção está dependente da ingestão adequada de nutrientes como o triptofano (presente em carne e peixe, soja, sementes de abóbora) e de uma microbiota intestinal saudável e equilibrada.
Por isso, para manter uma vida equilibrada e com boa disposição, nada como ter as plantas certas em casa e os alimentos certos na dispensa!
Artigo escrito por Joana Teixeira, fundadora do The Therapist em parceria com
Sumeya Osman, nutricionista funcional, 2741N - Ordem dos Nutricionistas.
Com a chegada de Primavera e o regresso das crianças à escola, partilhamos uma receita simples de bolachas saudáveis.
Ingredientes:
Modo de preparação:
Com a chegada da Primavera apetece-nos estar rodeados de natureza e agora que passamos tanto tempo em casa, nada como trazer a natureza a sua casa. É isso que a Curae faz: escolher, envazar e entregar plantas inspiradoras à sua porta para que estas possam trazer mais alegria e paz à sua vida. Acreditam que, ao aprendermos a cuidar melhor das plantas que habitam connosco, aprendemos a cuidarmos melhor também de nós próprios. As plantas têm um poder apaziguador e outros inúmeros benefícios cientificamente comprovados. É por todos eles que se tem registado a tendência crescente de trazer a natureza para dentro, sobretudo na cidade onde somos expostos a um ritmo cada vez mais acelerado, sobretudo recentemente em confinamento.
Com esta missão em vista, a Sofia - fundadora da Curae, deixa-nos aqui o que considera o ABC das plantas, o must have a ter em conta no seu cuidado, que consolida nas próximas 5 dicas.
É importante considerar a nossa experiência com plantas. As plantas assumem cores e texturas impressionantes que nos cativam, e nos levam a querer adotá-las sem critério (I’ve been there!). A minha sugestão será começar por plantas quase autossuficientes, as mais resistentes, que são igualmente bonitas e irão ajudar-nos a ganhar a nossa confiança neste processo de cuidar. Falo, por exemplo, da Sansevieria (famosa Espada de S. Jorge), do Lírio da Paz, da Ficus e da Pothos.
Por norma, as plantas irão desenvolver-se mais rápido e mais felizes em locais luminosos. Por regra também, as plantas não devem ser expostas a sol direto, sob risco de queimar as suas folhas. Existem sim plantas que toleram pouca luz, como é o caso da Monstera, da Zamioculcas (famosa ZZ) e da Dieffenbachia – estas serão igualmente felizes em ambientes menos luminosos, mas tenderão a crescer de forma mais lenta.
Regras de ouro para a maioria das plantas de interior: 1) regar apenas quando o solo está seco; 2) regar a terra por inteiro, deixando escorrer toda a água pelos furos do vaso. A rega a mais poderá gerar apodrecimento das raízes, pelo que o truque do pratinho com água das avós deve ser evitado.
Algumas plantas poderão beneficiar da rega por baixo, sobretudo quando não conseguimos ver terra à superfície, o que poderá fazer acumular água nas folhas e seu consequente apodrecimento (é o caso dos Sedum Burrito e das Peperomias).
Então, como saber se já posso regar? Ou colocando o dedo no substrato, ou utilizando um humidímetro, um aparelho pequeno e mágico. Digo mágico porque trouxe-me mesmo auto-consciência do exagero de água que dava às minhas plantas.
As nossas plantas vêm para nossa casa, geralmente, no vasco técnico de plástico. A regra número 1 é deixá-las estar neste vaso durante as primeiras semanas. São muitas as mudanças para elas nas quais despendem energia, e podemos minimizar esse esforço dando-lhes tempo.
As mudas devem acontecer na Primavera, quando as plantas estão mais ativas, mas poderá ser necessário (embora evitável) mudá-las noutro momento para as manter saudáveis, como quando há um sinal claro de que a sua casa atual é pequena demais (as raízes saem pelos furos de drenagem do vaso), o substrato seca demasiado rápido e apresenta falta de nutrientes, ou o substrato está encharcado e não seca há muito tempo. É muito importante o novo vaso ter furo para a água escoar, promover a circulação de ar, deixando a planta respirar.
Mais do que regras, precisamos de ouvir as nossas plantas, compreender a sua linguagem, adaptarmo-nos, pois cada planta é um ser único e especial. Ganhando mais confiança, começamos a saber o tempo das nossas plantas (que claro, varia com as estações mais frias ou secas). Elas comunicam connosco. Hoje em dia rego quando sinto, fertilizo quando sinto, levo-as para a luz quando sinto que precisam. Elas dizem-nos tudo e aí está o poder de cuidar. Graças a elas, sinto-me mais confiante.
Para celebrar o dia da mulher, lançamos esta receita de panna cotta vegan que vai fazer as delicias de toda a gente em casa, ao mesmo tempo que nos nutre com ingredientes naturais e saudáveis. Esta sobremesa sem gluten e vegan é ideal para qualquer dia pois é super rápida de fazer.
Ingredientes:
Preparação:
Quando estávamos a planear o lançamento do nosso Kit Pro-Aging, no qual enviamos um vídeo da fundadora da Organii, Cátia Curica, a explicar como fazemos uma massagem facial, eis que senão a Cátia pergunta-nos: como é que vão buscar o colagénio que colocam no vosso blend Beauty Edition? A pergunta na altura surpreendeu-nos, porque o colagénio vegan que utilizamos no nosso Blend é uma mistura de aminoácidos de origem vegetal que compõem o colagénio e que vem diretamente do nosso fornecedor, preparado para juntar ao nosso blend. Mas a verdade, é que podemos encontrar colagénio em vários alimentos.
E assim surgiu este artigo, com uma série de dicas sobre como potenciar a saúde da pele, cabelos e unhas através da alimentação:
Estas são apenas algumas dicas mais genéricas, cada caso é individual e deverá ser avaliado por uma nutricionista, mas já dá para ir começando a implementar algumas mudanças positivas que, com certeza, terão um efeito na sua pele, cabelos e unhas.
Nunca tanto se falou na importância de manter o sistema imunitário a funcionar bem. No que respeita à alimentação, devemos investir numa dieta rica em alimentos anti-inflamatórios, que nos ajudam a reforçar as nossas defesas. Deixamos aqui algumas dicas da nossa nutricionista funcional para sobreviver a esta fase:
Para saber mais sobre como a nutrição funcional o pode ajudar, veja os serviços que temos disponíveis aqui.
Se nunca ouviu falar sobre este tipo de abordagem, vamos tentar resumir: todos temos histórias, metabolismos e ritmos biológicos diferentes. O objetivo da Nutrição Funcional é o ajudar o seu organismo a funcionar da melhor forma, fazendo com que se sinta bem, pleno e saudável.
E o que é que isto significa na prática?
Na Nutrição Funcional acreditamos que cada pessoa é única, com as suas características físicas, emocionais e mentais e que pode ter reações distintas a determinados tipos de alimentos. Temos ainda em consideração o ambiente em que a pessoa vive, qual o seu estilo de vida, as suas limitações e fatores a favor para uma alimentação saudável, entre outras condicionantes que são fundamentais na prescrição de um plano alimentar.
Acreditamos também que o alimento em si é importante, não só pelas calorias que aporta, mas também pelas suas propriedades, nutrientes e efeitos no nosso organismo. Sabemos que cada alimento apresenta diferentes características e impactos, em diferentes pessoas e que, por vezes, podemos potenciar o efeito terapêutico de um alimento quando o conjugamos com outro, como é o caso por exemplo, do trio imunitário gengibre + curcuma + pimenta preta.
Acreditamos ainda na alimentação como prevenção de doenças e patologias e não apenas como tratamento. Já pensou quantas vezes sofre de dores de cabeça, insónias, fadiga mental e física, dores de barriga e inchaço? Alguma vez considerou a opção de que pode estar relacionado com algum alimento que come e que pode estar na base desse desconforto constante?
Assim, apesar de existir diferentes recomendações consoante cada pessoa, temos no entanto, algumas dicas que são transversais a todas as pessoas e que pode já começar a seguir, antes de consultar uma Nutricionista Funcional:
Se ficou curiosa e gostaria de agendar um consulta de nutrição funcional, clique aqui.
No seguimento das várias perguntas que nos têm feito sobre os nosso planos reset, explicamos neste artigo no que consistem, para quem são recomendados, para que servem e outras informações relevantes.
O nosso plano reset mais não é do que um plano alimentar de 1 dia ou 3 dias no qual preparamos sopas, sumos e refeições com os ingredientes necessários para desintoxicar o seu organismo.
E como é feita esta desintoxicação?
Através de ingredientes que potenciam as funções do figado, rins e pulmões, orgãos responsáveis por desintoxicar o organismo.
O objetivo é perder peso?
Não, o nosso objetivo ao desenvolver este programa é potenciar a desintoxicação do organismo através de refeições definidas pela nossa nutricionista funcional e chef com ingredientes que potenciam esta função que o nosso corpo está programado para fazer. Temos, no entanto, feedback das nossas clientes de que efetivamente perderam peso ou/e desincharam após este plano reset.
Estou grávida ou a amamentar. Devo fazer este plano?
Não recomendamos este plano a grávidas ou mães a amamentar visto que não irá suprimir as necessidades nutricionais destas fases da nossa vida. Também não aconselhamos a doentes renais, imunodeprimidos e diabéticos ou a quem esteja a tomar muitos fármacos.
Posso beber café durante o programa?
Sim, apesar de recomendarmos subsituir por chá verde. Caso não consiga mesmo abdicar do seu café, recomendamos que não exceda os dois cafés por dia.
Quais os ingredientes do vosso plano reset?
A listagem de ingredientes é bastante extensa pois tentamos dar a maior variedade nutricional sem abdicar do sabor. Cada kit reset tem ingredientes diferentes e que podem ser ajustados caso tenha alguma intolerância alimentar. Colocamos aqui todos os ingredientes de todos os nossos kits: cúrcuma, pimenta preta, gengibre, limão, carvão ativado, espinafres, pepino, abacate, spirulina, maçã, couve kale, beterraba, aveia sem gluten, cenoura, tofu, curgete, couve flor, chia, frutos vermelhos, banana, cacau, maca peruana, coentros, azeite, rúcula, amendoim, kombucha, quinoa, aipo, lentilhas, ananás, ovo, grão, miso, alga kombu, rúcula, abóbora.
Quantas vezes por ano posso fazer estes programas reset?
Este plano foi pensado para impulsionar uma mudança de hábitos alimentares e potenciar a desintoxicação. Assim sendo, recomendamos que o faça inserido numa alimentação equilibrada, sempre que sentir necessidade de mudar de hábitos (ou voltar a hábitos mais saudáveis que tenha deixado para trás).
Para encomendar um dos nossos kits reset clique aqui.
A perda de libido (ou apetite/desejo sexual) é uma condição que pode afetar muitos homens e mulheres, a determinada altura da vida. Caso aconteça, é fundamental identificar os gatilhos que desencadeiam este problema e tratar a raiz do mesmo, quer seja ele do foro emocional ou fisiopatológico.
Do ponto de vista da alimentação, podemos trabalhar multidisciplinarmente, de forma a otimizar algumas disfunções, que poderão estar a contribuir para a perda da libido:
Este mês dedicamos o nosso artigo a um parceiro recente com quem fizemos os cabazes de Natal e iremos agora fazer os cabazes de Dia dos Namorados. Uma conversa fluída e cheia de boa energia, como caracteriza a nossa relação com a Bárbara e o João.
Quem são as caras por trás da Mainova? De onde surgiu esta marca?
A Mainova é um projecto de família, liderada por mim, o benjamim da família, Bárbara Monteiro. A história da MAINOVA, nova marca portuguesa de vinhos e azeite extra-virgem, começou em 2010 quando os meus pais adquiriram uma propriedade no Alto Alentejo, a Herdade da Fonte Santa, no Vimieiro. Em 2019, decidi dedicar-me a 100% a este projecto e criar uma marca onde o respeito pela natureza é o ponto central.
Num terreno onde existia apenas um pequeno olival com cerca de 50 anos, plantaram-se 90 hectares de oliveiras (Cordovil, Picual, Cobrançosa, Arbequina e Frantoio) e 20 hectares de vinha – as castas foram escolhidas a dedo por José Luís com a ajuda do viticultor inglês David Booth e incluem apostas unânimes na zona mas também escolhas menos prováveis, como é o caso da Baga e do Encruzado. Escolhas que refletem o ADN irreverente da nossa marca que tem como missão preservar a herança de gerações, mas sempre com os olhos postos no futuro.
Quais os valores da Mainova?
Respeito, Inovação e Sustentabilidade.
De que forma é que os vossos produtos são sustentáveis?
Vou aproveitar para explicar um bocadinho os nossos produtos.
Entre as seis referências de vinhos, com assinatura do enólogo António Maçanita, encontramos o Mainova, o cartão de apresentação da marca, em versões branco 2019 e tinto 2018, que trazem a mais pura combinação dos solos de xisto e granito da propriedade. O Moinante, o rafeiro da Herdade da Fonte Santa, dá nome às propostas mais irreverentes de toda a gama: o branco curtimenta de 2019 e o rosé 100% Castelão de 2019. As mil matérias que enriquecem o solo são, por sua vez, a inspiração por detrás dos Milmat, os vinhos reserva com versões branco 2018 e tinto 2017.
Os azeites virgem-extra MAINOVA, extraídos a frio e compostos exclusivamente puro sumo de azeitona. Obtido a partir de uma conjugação de azeitonas verdes e maduras, o Clássico tem uma acidez baixa de 0,2% e está disponível em garrafa de vidro de 500 ml ou em embalagem Bag-in-Tube de 3 litros, que protege o azeite utilizando menos 60% de plástico do que o convencional garrafão. Também com uma acidez de 0,2%, o Early Harvest é produzido a partir de azeitonas verdes colhidas no início da época e está à venda em garrafa em grés de vidro reciclado de 500 ml e ganhou recentemente uma medalha de ouro no Concurso do Dubai Olive Oil.
Com um profundo respeito pela Natureza e pelo ecossistema único do Alto Alentejo, temos na responsabilidade ambiental uma das características definidoras da marca, procurando permanentemente reduzir a pegada ambiental não só através de métodos de produção sustentáveis como também no embalamento – o lacre substitui as cápsulas; as garrafas são maioritariamente de vidro reciclado e recicláveis; os rótulos de papel reciclado ou com maior percentagem de algodão e as caixas de papel reciclado e recicláveis, sem qualquer utilização de plástico nas tintas.
Se os vossos vinhos fossem uma pessoa conhecida, quem seriam?
Pode ficar a conhecer a Mainova no seu site.
Neste mês em que nos queremos desintoxicar, lançamos esta receita de um smoothie para fazer reset ao seu organismo.
Ingredientes:
Modo de preparação:
Para conhecer os nosso blends, como o Ashwaganda Green, ou os nossos programas RESET, visite a nossa online store.
Começamos o ano em grande com um BRUNCH RESET, no qual vamos fazer uma limpeza do nosso organismo e da nossa mente. Este brunch apenas estará disponível no dia 1 de Janeiro e será um preview do nosso PROGRAMA RESET 2021 que lançamos no início do ano. Composto por: mimosa de kombucha, cold press juice ou limonada ou kombucha, smoothie bowl de maçã, abacate, gengibre, limão e spirulina, panquecas com iogurte de soja ashwaganda green, bruschetta de ovo e abacate e palitos de cenoura com hummus de maca e o nosso pesto. Reservas através do site ou telefone.
Uma ideia de pequeno-almoço sem açúcares refinados e sem glúten que vai fazer um sucesso junto dos mais novos (e dos mais crescidos também...)
PANQUECAS COLORIDAS
Ingredientes das panquecas:
Modo de preparação:
Ingredientes do recheio:
Modo de preparação:
Para experimentar os nossos blends The Therapist, clique aqui.
Uma receita muito gulosa mas sem açúcares refinados, apenas com ingredientes simples e que demora muito pouco tempo a fazer.
MOUSSE DE CASTANHAS
Ingredientes:
Modo de preparação:
CHANTILLY DE CÔCO
Ingredientes:
Modo de preparação:
Para aprender a fazer estas e outras receitas saudáveis em sua casa saiba mais aqui.
Um dos novos serviços que temos é o Personal Cooking – os outros dois são a nutrição funcional e o Detox Your Kitchen – que permite aprender a confecionar novas receitas com a nossa chef, Amábile Kolenda, bacharel em Gastronomia, pós graduada em Gestão de Qualidade em Gastronomia e Natural Chef. Foi exatamente com a chef que a revista Ativa conversou sobre o que se passa quando vai a casa das pessoas, ensinar-lhes receitas, adequadas às suas alergias e intolerâncias, rotinas e preferências alimentares. Veja o artigo completo na revista online da Ativa deste mês aqui.